Em cada um dos equipamentos colocamos um link para as opções mais técnicas e de bom custo benefício em lojas parceiras da Aventura Alpina. Caso não queira investir em todos. há a possibilidade de substituir alguns por itens que já possui em sua casa. Estes estão indicados em seus respectivos descritivos.

ITENS NECESSÁRIOS

VESTUÁRIO

Tronco

Camiseta dryfit - 1 ou 2 unds

Para ser utilizada durante a caminhada. Indicado de POLIAMIDA e com manga longa para ter uma proteção extra contra a radiação solar e arranhões em galhos

Camiseta 2ª pele térmica fina - 1 und​

Trata-se daquelas roupas muito finas e justas, que ficam totalmente rentes ao corpo. Esta característica aumenta a retenção de calor. Será utilizada para aguentar as gélidas noites na altitude apenas no acampamento.

Blusa fleece 200 - 1 und​

Fleece é um tipo de tecido de alto poder de aquecimento, baixo peso e boa compressão. Caso queira investir num material ainda mais leve e compressível porém muito mais caro, opte pelas jaquetas de pluma de ganso. Mas cuidado! Existem vários tipos de jaquetas de pluma, e muitas NÃO SÃO INDICADAS PARA ESPORTES OUTDOOR. Para maiores informações entre em contato com nossa equipe. Caso NÃO queira investir, pode ser substituído por um moleton comum, porém é altamente NÃO recomendado por ser mais pesado, volumoso e de lenta secagem caso molhe.

Blusa fleece 400 - 1 und

Anorak

Este é o item mais importante de sua mochila. Ele literalmente pode salvar sua vida, pois o protegerá de ter hipotermia. Obrigatório que possua capuz. seja resistente a água e preferencialmente respirável, ou seja, permita que seu suor saia sem deixar que a água da chuva entre. NÃO É O RECOMENDADO mas pode ser substituído por uma capa de chuva comum. 

Calça trilha - 1 und

Preferencialmente das que viram bermuda, por ser mais adaptável ao clima.

Calça 2ª pele fina - 1 und

Para aguentar as gélidas noites na altitude. Será utilizada apenas no acampamento.

Calça fleece 200 - 1 und

Para aguentar as gélidas noites na altitude. Será utilizada apenas no acampamento.

Roupas de baixo (underwear) - 2 unds

Pernas

Bota trekking

O ideal é que seja específica para montanhismo, com bom solado (vibram ou contragrip), cano alto, resistente à água e preferencialmente respirável. Há quem faça a trilha com tênis comum, mas NÃO É O RECOMENDADO.

Crocks ou chinelo (opcional)

Meia fina liner - 2 unds

Opte por meias técnicas, específicas para montanhismo. Devem possuir alto poder de respirabilidade, o que ajuda a manter seu pé o mínimo possível em contato com a umidade do suor, um dos 3 fatores geradores de bolhas.

Meia grossa - 1 und

Além de deixar seus pés quentinhos durante a noite no acampamento, servirão como meias reservas caso as mais finas estejam molhadas.

​​​​​​​Cabeça

Gorro

Opte pelos modelos de fleece

Balaclava (opcional) - 1 und

Bandana / boné tipo expedicionário / chapéu

Prefira a bandana por ser muito mais versátil para aguentar as condições extremas do ambiente.

Óculos de sol

Item indispensável para que sua viagem seja mais confortável. A radiação na altitude é maior que ao nível do mar, portanto proteja-se! 

Mãos

Luva fina liner - 1 und

Opte pelas feitas de poliéster.

Luva média resistente ao vento - 1 und​

Pés

ACAMPAMENTO

Barraca

Apenas se fechar DIA 1 com acampamento ao invés de cama no refúgio. Para uma ou 2 pessoas. O ideal é que pese menos que 2,5kg.

Saco de dormir 0ºC (conforto)

As temperaturas "limite" indicadas por todos os fabricantes é muito relativa de pessoa para pessoa. O ideal é sempre considerar apenas a "temperatura conforto". Se esta estiver similar a temperatura externa do ambiente, conseguirá dormir confortavelmente apenas vestindo a segunda pele

Colchão isolante térmico

Apenas se fechar DIA 1 com acampamento ao invés de cama no refúgioOpte preferencialmente por modelos infláveis ou de célula fechada.

Travesseiro (opcional)

Utilize os específicos para acampamento, menores e mais leves que os domésticos. Para evitar este peso extra, pode substituir por uma blusa. ​

Lenços para umedecer - 3 unds/banho

Existe no mercado outdoor um lenço comprimido que quando umedecido se expande. Este será seu banho nos acampamentos avançados.​

Pee bottle (opcional)​

Pode parecer bobagem, mas quando sente aquela vontade de fazer xixi durante a madrugada, momento que estará aquecido e confortável dentro de seu saco de dormir, sair da barraca pode ser um sofrimento. Terá que vestir novamente as várias camadas de roupas para suportar frios muitas vezes abaixo de zero. Os homens podem utilizar um cantil de boca larga, e as mulheres um modelo específico para elas

ACESSÓRIOS

Mochila cargueira de 50 a 60L

Não é necessário, num roteiro de até 4 dias, ter uma mochila com litragem superior a 60L. Caso esta lista não caiba neste espaço, significa que precisa trocar por itens específicos para montanhismo, mais compressíveis. Se possível, opte por modelos que possuam adaptação para camelbaks. Caso efetue a viagem no estilo expedição, uma mochila de ataque entre 35 e 40L já será suficiente.

Capa chuva mochila​

​Lanterna de cabeça

Ter as mais livres além de mais confortável é questão de segurança caso tenha que passar num trecho mais técnico com pouca luminosidade. Em alguns roteiros fazemos um curto ataque ao cume no fim de tarde para vislumbrarmos o pôr-do-sol, e a descida acaba sendo à noite. Caso faça questão de não investir neste item, pode ser substituído até mesmo por uma lanterna de celular, mas NÃO É O RECOMENDADO.

Conjunto de pilhas reserva

Opte pelas de lítio, mais resistentes a baixas temperaturas

Bastões de trekking (opcional) - 1 par

Está escrito "opcional" pois muitas pessoas demoram para se acostumar a utilizá-los. O benefício é tremendo: reduz em até 30% o impacto nos joelhos. Caso utilize, evite os que possuam trava tipo rosca ou automática. São menos resistentes. 

       

​Camelbak 3L - 1 und

Item importante pois desidratação na altitude aumenta a chance de ter mal de altitude (fortes dores de cabeça e enjoo por exemplo). Este tipo de sistema evita o "tira e coloca" da mochila, mas pode ser substituído até mesmo por garrafas pet

Saco estanque a prova d’água 1L (opcional) - 1 und

Para proteger/organizar itens pequenos e eletrônicos

Saco estanque a prova d’água 8L  (opcional) - 1 und

Para proteger/organizar roupas

Saco estanque a prova d’água 35L (opcional)​​ - 1 und

Para proteger/organizar o saco de dormir

HIGIENE PESSOAL

Escova de dente​

Pasta de dente​

​Papel higiênico

Protetor solar​

Clor-in - 1 und/L

Por mais pura que seja a água de uma nascente ou riacho de montanha, animais selvagens costumam defecar próximos aos pontos de água. A purificação química é a mais prática durante um trekking

Remédios de uso pessoal

​Desodorante

​Repelente (opcional)

​Gel anti-atrito

Vaselina. Servirá para evitar bolhas em seus pés

Aventura Alpina Expeditions

contato@aventuraalpina.com.br

+55 11 98304-9997

Congo street, 311

Jardim Bonfiglioli

Jundiaí-SP

32.746.642/0001-20

GRBadgeColor.png
lnt.jpg
FA Naui.jpg
Ícone ABEE.png
WhatsApp-icone.png